sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

PINTOR Wellington Virgolino confira a historia e obras

Quem foi Wellington Virgolino
Pintor, Wellington Virgolino de Souza nasceu no Recife, em 1929. Quando ainda freqüentava o curso ginasial, fazia histórias em quadrinhos, baseadas nos seriados de Flash Gordon, Sombra e Aranha Negra.

Com Abelardo da Hora, Corbiniano e outros, fundou o Atelier Coletivo que duraria de 1950 a 1959 e onde, numa casa alugada e com dinheiro cotizado para compra de material, os artistas se reunia para trabalhar e aprender juntos.
A primeira exposição do grupo aconteceu em 1954, ocasião em que Virgolino conseguiu vender as primeiras telas. A partir de 1967, passaria a viver exclusivamente de sua pintura. Participou de mostras nacionais e conquistou vários prêmios.

Morreu no Recife em 1988.  
Estudou no Ginásio Pernambucano e em 1950 integrou a Sociedade de Arte Moderna do Recife. Em 1952 fundou um Ateliê coletivo com a ajuda dos artistas Abelardo da Hora, Gilvan Samico e José Cláudio. Em 1969 realizou sua primeira exposição individual, ocorrida na Galeria do Teatro do Parque, em Recife[1].
Participou de inúmeras mostras coletivas, dentre as quais destacam-se: VI e VII Bienal Internacional de São Paulo (1961 e 1963); I Bienal Nacional de Artes Plásticas (Salvador, 1966) Oficina Pernambucana, no Museu de Arte Contemporânea da USP (São Paulo, 1967); Arte/Brasil/Hoje: 50 Anos Depois, na Galeria Collectio (São Paulo, 1972); 7ª Exposição de Belas Artes Brasil-Japão, na Fundação Brasil-Japão de Artes Plásticas (São Paulo, 1985). Após sua morte, obras suas integram a mostra "Os Clubes de Gravura do Brasil", na Pinacoteca do Estado de São Paulo (São Paulo, 1994).









Um comentário:

  1. Amigo Gerô essa grande surpresa deste grande artista Wellington Virgolino.. num final de ano conversavamos sobre arte e sua vida, ele me falou que tinha iniciado sua carreira de artes na Proarte onde naquele momento eu era o Diretor de Artes, Layoutman e Artefinalista desta Agencia, nosso grande amigo e parceiro Waldy Machado, me fez recordar grandes momentos de minha vida e de meus grandes amigos.. que já estão ao lado do criador maior... Lourinaldo Batista da Silva (LOURIL)

    ResponderExcluir