quarta-feira, 6 de abril de 2011

RN já vive nova epidemia de dengue previna-se

O Rio Grande do Norte vive uma epidemia de dengue. A confirmação foi feita, ontem, pelo secretário estadual de saúde, Domício Arruda, com base nos dados divulgados pela secretária, no último dia quatro. Este ano foram notificados 2.562 casos, sendo 25 confirmados e dois óbitos suspeitos pendentes de confirmação. Comparado com o mesmo período de 2010 – quando notificou-se 322 casos – houve um aumento de 695,25%.
Os dados referentes ao início de 2011 também dão conta de 70 casos suspeitos de dengue hemorrágica, dos quais 19 já foram confirmados.
“A gente não tem conseguido controlar a dengue. E pelos números, já podemos considerar que estamos em uma epidemia porque os casos notificados  ultrapassaram o previsto. Mas os técnicos do Ministério da Saúde já previam o aumento desses casos devido ao comportamento cíclico da doença”, disse o titular da Sesap, Domício Arruda.
No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2, 3 e 4.  O vírus tipo 4 não era registrado no País há 28 anos, mas em 2010 foi notificado em alguns estados, como o Amazonas e Roraima.
Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.
É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco.
fonte:band

Nenhum comentário:

Postar um comentário