Após 23 dias com um coração artificial, Patrick Hora Alves realizou um transplante na tarde desta sexta-feira (15), no Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro. O menino de 10 anos foi a primeira criança no país a receber um coração artificial.
A cirurgia correu bem e durou 2h (sendo que todo o procedimento levou cerca de 5h). Segundo a assessoria do hospital, ele está com suporte de aparelhos, em estado grave e dormindo, já que acabou de sair da cirurgia. As próximas 72 horas são críticas para determinar como será a evolução do transplante e para retirada total de aparelhos.
A doadora é uma mulher de 37 anos de Volta Redonda. Ela pesava o limite para poder doar o coração à Patrick, 50 kg. Por ser uma criança, o garoto só poderia receber o órgão de quem pesasse de 18 a 50 kg por causa do tamanho. A mulher ainda tinha o mesmo tipo sanguíneo que ele, A positivo.
Patrick foi internado em 14 de março para uma cirurgia para eliminar coágulos do coração. Durante a cirurgia em 23 de março, o órgão não resistiu, e ele recebeu o coração artificial.
Em adultos, o coração artificial fica dentro do corpo. Em crianças isso não é possível porque não há espaço para as bombas em cada ventrículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário