sexta-feira, 15 de abril de 2011

Após 23 dias, menino com coração artificial recebe transplante no Rio


 Após 23 dias com um coração artificial, Patrick Hora Alves realizou um transplante na tarde desta sexta-feira (15), no Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro. O menino de 10 anos foi a primeira criança no país a receber um coração artificial.
A cirurgia correu bem e durou 2h (sendo que todo o procedimento levou cerca de 5h). Segundo a assessoria do hospital, ele está com suporte de aparelhos, em estado grave e dormindo, já que acabou de sair da cirurgia. As próximas 72 horas são críticas para determinar como será a evolução do transplante e para retirada total de aparelhos.
A doadora é uma mulher de 37 anos de Volta Redonda. Ela pesava o limite para poder doar o coração à Patrick, 50 kg. Por ser uma criança, o garoto só poderia receber o órgão de quem pesasse de 18 a 50 kg por causa do tamanho. A mulher ainda tinha o mesmo tipo sanguíneo que ele, A positivo.
Patrick foi internado em 14 de março para uma cirurgia para eliminar coágulos do coração. Durante a cirurgia em 23 de março, o órgão não resistiu, e ele recebeu o coração artificial.
Em adultos, o coração artificial fica dentro do corpo. Em crianças isso não é possível porque não há espaço para as bombas em cada ventrículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário