domingo, 3 de abril de 2011

Mal humor e uma doença e tem nome: Distimia

Sempre que pensamos em alguém mal humorado, lembramos de uma pessoa que está sempre no negativo, destacando apenas os aspectos ruins da vida. Ela nunca está satisfeita e a vida torna-se um constante reclamar. Os apelidos como “rabugento”, “resmungão”, “chato”, são atribuídas a pessoas com tal perfil.
O mal humor e uma  doença. A Distimia é um transtorno que pode ser entendido como uma forma crônica de depressão, podendo muitas vezes apresentar sintomas como alterações no apetite, alterações na qualidade e quantidade de sono, baixa energia ou fadiga, isolamento social, sentimentos de desesperança e insegurança. Muitas vezes o Distímico atribui a culpa no outro, ou seja, outras pessoas seriam as responsáveis pela sua desfavorável situação.
A Distimia é um dos transtornos do humor mais comuns. Estima-se que esse distúrbio acometa entre 3% a 5% da população geral, afetando igualmente homens e mulheres. Vale lembrar que muitas pessoas portadoras da doença não sabem que têm tal problema. Eles acreditam que os sintomas de pessimismo, negativismo, tristeza e baixo nível de energia são normais.
A doença não deve ser subestimada, pois o portador corre um risco 30% maior de desenvolver quadros depressivos graves. Neste sentido, o tratamento da Distimia deve ser considerado, e deve permear sessões de psicoterapia e o uso medicamentos (antidepressivos).
Karen Camargo é psicóloga formada pela PUC – SP. Especialização e aprimoramento em Terapia Cognitivo Comportamental. Aprimoramento em Terapia de Casal e Família. Atende em consultório particular, nos bairros do Brooklin e Higienópolis, em São Paulo. www.karencamargo.psc.br

Um comentário:

  1. Gerô, parabéns pelo blog. Muito bem expresso, com informações bastantes educativas. Gostei bastante!!!! Continue sendo esta pessoa muito espcial para os amigos!!!!! Abraços!!!!
    Irene Maria de Medeiros. R: Antônio Bezerera Linhares, 231. Bairro Santa Maria Gorete. Currais Novos.

    ResponderExcluir