sábado, 9 de abril de 2011

Polícia de Goiás prende três hackers que davam golpes em clientes de Itaú, HSBC e Bradesco

Três hackers foram presos em flagrante na região metropolitana de Goiânia sob a acusação de lesar correntistas dos bancos Itaú, HSBC e Bradesco. A operação policial, coordenada pelo delegado Douglas Pedrosa, da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), mapeou a atuação de Alexandro Lima Marques, 23, Charles Alves da Silva, 22, e Luiz Beserra Espíndola, 27, durante dois meses. Na quinta-feira (8), eles foram detidos, em suas residências, na Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia.
Autuados por crime de furto qualificado e formação de quadrilha, os três homens foram encaminhados para a delegacia, onde permanecem presos. Hoje, uma equipe de policiais está nas ruas de Goiânia e Aparecida em busca de outros integrantes do grupo criminoso. Segundo o delegado Douglas Pedrosa, a quadrilha não se resume aos três. “É um grupo maior. A identificação dos demais hackers está em andamento e novas prisões devem ser ocorrer nos próximos dias”.
Essa foi a segunda quadrilha de hackers detida neste ano em Goiânia e região metropolitana pela polícia. Douglas Pedrosa afirma que, apesar de os dois grupos utilizarem os mesmos programas para haquear as informações bancárias, ainda não há provas suficientes que comprovem a atuação conjunta.
Nos depoimentos prestados, os integrantes de quadrilha declararam que roubavam cerca de R$ 4 mil por dia, com as operações virtuais. O valor dos desvios era dividido entre os hackers e as pessoas que repassavam as contas.
Os dados eram capturados por meio de mensagens spam enviadas para os e-mails e redes sociais das vítimas. Esse mecanismo permitia que os números e senhas das contas movimentadas nos computadores fossem clonados para efetuarem as retiradas.
A partir de segunda-feira (11) pessoas lesadas por crimes virtuais podem procurar a delegacia para fazer o reconhecimento dos presos ou apresentar novas denúncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário