sexta-feira, 1 de abril de 2011

A ARTE NAIF DE FRANCISCO IRAN DE CURRAIS NOVOS NA FRANÇA TALENTO







Nada é por acaso, e esse acaso pregou uma peça na vida do artista plástico Francisco Iran Dantas, natural de Currais Novos. Autodidata, fiel ao estilo figurativo, Iran Dantas expõe seus trabalhos em Natal desde a década de 1980 e só em novembro de 2009 ultrapassou a fronteira do Rio Grande do Norte com seus trabalhos. Sua arte ingênua, o quadro Naïf “Escola Estadual Djalma Maranhão”, foi escolhida pelo Senador Garibaldi Alves Filho para representar o Estado durante a quinta edição da expo “Artistas Brasileiros (Novos Talentos – Pinturas)”. Realizada anualmente em Brasília, pelo Programa Senado Cultural, a mostra reúne artistas novatos de todo o país, indicados por cada senador(a).

Tudo corria dentro dos conformes para Iran durante a vernissage no Salão Branco do Palácio do Congresso Nacional, até que a curadora brasileira Diva Pavesi, radicada a quase duas décadas na França, topou em seu caminho. “Ela ficou emocionada com minha pintura, e recebi o convite para expor em Paris”, comemora. 
A exposição coletiva “L’Univers Brésiliens 2011” acontece entre os dias 18 e 28 de maio, na Galeria Everarts, onde o potiguar – e outros 14 artistas brasileiros – receberão comenda oferecida pela Sociedade Acadêmica de Artes, Ciências e Letras e pelo Divine Institut des Arts et Cultura, ong presidida por Diva.

A curadora paulista promove artistas visuais brasileiros na Europa há cerca de 15 anos, e a partir do contato com Francisco Iran, Diva Pavesi já esteve reunida com outros artistas potiguares para articular novas exposições em solo francês.
Desde que recebeu o convite, Iran vem preparando sua travessia atlântica em direção a Cidade Luz: “Consegui apoio da Prefeitura de Currais Novos, , e da Fundação José Augusto, que bancou as passagens aéreas”
Esse isolamento situa o Naïf numa faixa próxima à da arte infantil, sem que, no entanto, se confunda com ela. Assim, o artista naïf é marcadamente individualista em suas manifestações mais puras, onde, notadamente, sua principal fonte de inspiração é a iconografia popular entre outras referências culturais.
O estilo não se preocupa em preservar as proporções naturais nem os dados anatômicos corretos das figuras que representa.
Bidimensional e sem perspectiva geométrica linear, as obras tendem à linha figurativa e composições de pinceladas coloridas.

O artista plástico curraisnovense Francisco Iran Dantas será homenageado em maio de 2011 pela Société Académique de Arts, Sciences et Lettres na França, com insígnia que se outorgam às altas personalidades brasileiras, pelos relevantes serviços prestados as Artes, Ciências, Letras e Cultura.
Também naquele período Iran estará expondo coletivamente na Galerie Everarts, uma das mais importantes de Paris. Quinze artistas plásticos participarão dessa importante exposição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário