sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

PROERD: Uma luz no fim do túnel - FONTE - GRUPO CN AGITOS

Proerd: Uma luz no fim do túnel

As drogas, sejam lícitas ou ilícitas, sempre estiveram presentes na história da humanidade. Mas o que se vive na atual conjuntura está longe de ser apenas um modismo ou um ato de rebeldia. As causas e efeitos do aumento do consumo de drogas, entre eles, o aumento da violência, há muito deixou de ser um preocupação moral e virou um problema de saúde pública, não poupando nenhuma camada da população, sem descrição de raça, cor, classe social ou qualquer outra parcela da sociedade.


Mas um programa vem amenizando esse impacto. O PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência,  é um programa de caráter social e preventivo, posto em prática em todo o Brasil por policiais militares devidamente selecionados e capacitados, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.


O Programa é desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos com idade a partir dos 10 anos, que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental. Seu principal O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.


O policial militar Pedro Antoniony é instrutor na região do Seridó. Ele explica que o programa é desenvolvido através de lições, acompanhadas por uma espécie de cartilha, com nove lições e conteúdos desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.


Porém não só os jovens participam do programa, que também é direcionado aos pais, reforçando a importância da amizade e supervisão com os filhos. Antoniony disse que o resultado com os pais é ainda mais positivo. “Com os pais é muito prazeroso, a receptividade é fantástica, na verdade é uma forma de terapia, onde eles desabafam suas situações”, explica o instrutor.


O Proerd  chegou ao Brasil em 1992 e desde 2002 está presente em todos os estados brasileiros. No Rio Grande do Norte chegou há uma década. Já  na região do Seridó, segundo Antoniony, o Proerd está sendo desenvolvido desde 2003. Pra se ter uma idéia, só em Currais Novos este ano, o programa atingiu todas as escolas, inclusive pela primeira vez a zona rural, e trabalhou com mais de 1500 pessoas, entre alunos e pais.



A eficiência do Programa no Estado rendeu uma Medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados, que uma vez ao ano homenageia autoridades, personalidades, instituições, campanhas, programas ou movimentos de cunho social que tenham prestado serviços relevantes ao país. Na cerimônia de entrega estiveram presentes o autor da indicação, o deputado federal Fábio Faria, a governadora Rosalba Ciarlini, o secretário estadual da Segurança, Aldair da Rocha, e o Comandante da Policia Militar do RN, Coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, além da Tenente Coronel Margarida Brandão, coordenadora do programa no RN. Segunda ela, a homenagem deixa os que fazem o Proerd-RN ainda mais motivados para dar continuidade aos trabalhos realizados. “Estamos muito felizes. Agradeço a homenagem, em nome de todos os instrutores, uma equipe que há 10 anos luta dia e noite por essa causa”, agradeceu a Tenente.


No Seridó o Proerd é coordenado pelo Sgt Adaildo e tem como instrutores e mentores: 
Sgt Luís Carlos (Instrutor - Caicó,
Sgt Emerson (Instrutor - Currais Novos);
Cb Iran (Mentor - Jardim do Seridó, Acari);
Cb Lenilson (Mentor - Parelhas, Equador, Santana do Seridó);
Sd Adrian (Mentor - Currais Novos, Cerro Corá);
Sd Antoniony (Mentor - Currais Novos, Cerro Corá);
Sd Rodrigo (Instrutor - Currais Novos, Cerro Corá);
Sd Iranildo (Mentor - Carnauba dos Dantas, Parelhas);
Sd Valdemir (Mentor - Caicó, São Fernando);
Sd Ailton (Mentor - Cruzeta, Caicó, Acari); e
Sd Toscano (Instrutor - Florânia, Tenente Laurentino).


O PROERD tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos cinquenta estados americanos, e em cinquenta e oito países.


Todos os participantes ganham um certificado PROERD, e o compromisso de manterem-se afastados das drogas e da violência.


Você pode acompanhar todo o trabalho do Proerd no Seridó no blog da instituição: www.proerdnosertao.blogspot.com.


 FONTE - GRUPO CN AGITOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário