
Mas um programa vem amenizando esse impacto. O PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, é um programa de caráter social e preventivo, posto em prática em todo o Brasil por policiais militares devidamente selecionados e capacitados, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

O policial militar Pedro Antoniony é instrutor na região do Seridó. Ele explica que o programa é desenvolvido através de lições, acompanhadas por uma espécie de cartilha, com nove lições e conteúdos desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.

O Proerd chegou ao Brasil em 1992 e desde 2002 está presente em todos os estados brasileiros. No Rio Grande do Norte chegou há uma década. Já na região do Seridó, segundo Antoniony, o Proerd está sendo desenvolvido desde 2003. Pra se ter uma idéia, só em Currais Novos este ano, o programa atingiu todas as escolas, inclusive pela primeira vez a zona rural, e trabalhou com mais de 1500 pessoas, entre alunos e pais.

No Seridó o Proerd é coordenado pelo Sgt Adaildo e tem como instrutores e mentores:
Sgt Luís Carlos (Instrutor - Caicó,
Sgt Emerson (Instrutor - Currais Novos);
Cb Iran (Mentor - Jardim do Seridó, Acari);
Cb Lenilson (Mentor - Parelhas, Equador, Santana do Seridó);
Sd Adrian (Mentor - Currais Novos, Cerro Corá);
Sd Antoniony (Mentor - Currais Novos, Cerro Corá);
Sd Rodrigo (Instrutor - Currais Novos, Cerro Corá);
Sd Iranildo (Mentor - Carnauba dos Dantas, Parelhas);
Sd Valdemir (Mentor - Caicó, São Fernando);
Sd Ailton (Mentor - Cruzeta, Caicó, Acari); e
Sd Toscano (Instrutor - Florânia, Tenente Laurentino).
O PROERD tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos cinquenta estados americanos, e em cinquenta e oito países.
Todos os participantes ganham um certificado PROERD, e o compromisso de manterem-se afastados das drogas e da violência.
Você pode acompanhar todo o trabalho do Proerd no Seridó no blog da instituição: www.proerdnosertao.blogspot.com.
FONTE - GRUPO CN AGITOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário