terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Artista plástico Currais-novense Rasmussen Sá Ximenes concorre a prêmio que celebra cultura brasileira nos EUA

Currais-novense concorre a prêmio que celebra cultura brasileira nos EUA

O artista plástico currais-novense Rasmussen Sá Ximenes, 40 anos, criador da Arte Mocó, está concorrendo ao Brazilian International Press Awards, nos Estados Unidos, uma das mais relevantes celebrações da cultura brasileira no âmbito internacional.


O evento homenageia as personalidades, instituições e iniciativas comprometidos com a promoção artística, cultural e imagem positiva do Brasil. Gente importante como Jorge Bem Jor, Ivete Sangalo, Lima Duarte, Antônio Fagundes, Regina Duarte, João Ubaldo Ribeiro, Luís Fernando Veríssimo, Glória Maria, Caco Barcelos, Washington Olivetto, Maurício de Sousa, Emerson Fittipaldi, o ex-lutador de box, Acelino Popó Freitas e a ex-jogadora de basquete, Hortência Macari, já foram agraciados com o troféu do Brazilian International Press Awards.

Rasmussen concorre na categoria de artes visuais, mas a premiação abrange a dança, a música, o esporte e ações comunitárias. "O que mais me orgulha foi ter sido selecionado por indicação de jornalistas da Califórnia que conheceram o projeto de arte Mocó e se tornaram admiradores do nosso trabalho. Eu não me inscrevi em nada. Fui descoberto", comemora o artista.

Rasmussen Ximenes costuma dizer que nasceu artista, mas sua dedicação às artes plásticas começou há cerca de dez anos, em Brasília. Os primeiros trabalhos foram realizados com tinta guache em cartolina. Hoje, ele usa pasta sintética em tela, rabisco com carvão e muita tinta acrílica.

Mocó retrata o dia-a-dia das famílias americanas, descrita como um "estilo de vida curioso e extremamente consumista". Rasmussen vem trabalhando há anos na série "Mesas", onde alia às obras outra grande paixão de sua vida, a culinária. "As pessoas são vistas na mesa de casa ou de um bar com suas comédias e dramas, desejos, tédio e celebrações", observou.

A identificação forte com a cultura nordestina tem chamado a atenção dos norte-americanos: "É sempre excitante ver as expressões das pessoas quando se deparam com um Mocó! Elas conferem cada detalhe. É quase impossível não dar um sorriso, pois sempre há algo de humor nas telas", comentou o artista seridoense.

Além do cotidiano das pessoas, Rasmussen tem se dedicado à pintura de santos populares com traços marcadamente regionais.

Etapas do prêmio
O processo de indicações e premiação do PRESS AWARDS envolve quatro etapas:

A primeira é aberta ao público em geral através da Internet e já começou desde o último dia 5. Até 25 de janeiro, serão recebidas centenas de sugestões de indicados através do site oficial www.pressaward.com/votacao/.

Com base nessas sugestões, o Board do Press Awards elabora a lista dos pré-indicados, que vão a voto popular pelo site oficial. Este voto define os indicados em cada categoria.

Em seguida, o Colégio Eleitoral, formado por representantes das mídias, lideranças e representantes de entidades culturais e comunitárias brasileiras de cada região escolhe, entre os indicados, os ganhadores da temporada. Os vencedores recebem o troféu "Newspaper Boy" (Jornaleiro) criado pelos artistas Romero Luis (estatueta) e Arthur Moreira (base).

As cerimônias de premiação do Press Awards-USA 2012 estão marcadas para os dias 4 de maio (Imprensa & Publicidade, no Cinema Paradiso, e 5 de maio (Arte, Cultura & Comunidade), no Amaturo Theater/Broward Center, em Miami.

A iniciativa da Associação Brasileira de Imprensa Internacional conta com o apoio de empresas brasileiras como a TAM, Banco do Brasil e Rede Globo Internacional. Além de Miami (EUA), o evento realiza edições em Londres (Reino Unido) e Tokyo (Japão).

Rasmussen Ximenes é filho da empresária Ilona Ximenes. Conheça mais do trabalho do artista no seu site oficial: www.themocoart.com/index.html.

** Da Redação do Portal CN Agitos - Com informações do No Minuto.com
 fonte:Escrito pela  Fátima Souza -  Grupo cn agitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário