terça-feira, 6 de dezembro de 2011

OTIMA NOTÍCIA Cientistas testam com êxito vacina contra ebola


DA FRANCE PRESSE
Cientistas norte-americanos anunciaram nesta segunda-feira avanços no combate ao vírus mortal ebola. Uma vacina experimental obteve 80% de eficácia no tratamento em cobaias animais.
O ebola, um vírus africano raro mas conhecido, é temido pois pode ser utilizado como uma arma letal do bioterrorismo. Ele mata as vítimas devastando o sistema imunológico, causando insuficiência em múltiplos órgãos e provocando a morte por hemorragia. Não há cura para quem contrai o ebola.
O vírus apareceu pela primeira vez há 35 anos, mas ainda não foi desenvolvida uma vacina para imunizar os humanos.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), desde 1976 foram registrados 1.850 casos de ebola e outras 1.200 mortes.
O desenvolvimento de uma vacina que funde um anticorpo com plantas de tabaco, anunciada por cientistas da Universidade Estadual do Arizona (EUA), está detalhado em artigo publicado na revista "PNAS".
PLANTAS DE TABACO
Os cientistas captaram uma proteína da superfície do vírus, a fundiram com um anticorpo que reconhece a proteína viral e produziram a vacina em plantas de tabaco.
Em seguida, o complexo imune derivado da planta foi injetado em camundongos, juntamente com outra substância química de estímulo imunológico, denominada PIC.
Oito em dez cobaias vacinadas sobreviveram a uma infecção posterior de ebola. Todos os camundongos que não tomaram a vacina antes de ser infectados com o vírus morreram.
Os cientistas advertiram que é necessário fazer mais pesquisas para determinar se a vacina é segura e eficaz em humanos. Os próximos testes devem ser feitos em primatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário