sábado, 19 de novembro de 2011

VEJA AGORA FILHO DE KADHAFI E CAPTURADO Saif al-Islam pediu para ser morto no momento de sua captura.

DEIXE SEU RECADO NO MURAL DE RECADOS DO BLOG GERÔ SHOW E CONCORA A PREMIO TODOS OS MESES,OBRIGADO PELOS ACESSOS.

Exército desmentiu boato de que al-Islam teria subornado o CNT: o sucessor de Kadafi queria ser morto. Foto: AFP

Saif al-Islam Kadhafi, o último filho foragido do ex-líder da Líbia, Muamar Kadhafi, foi detido na noite de sexta-feira para sábado no sur da Líbia por combatentes das forças do Conselho Nacional de Transição (CNT), aos quais pediu que o matassem.
"Saif al-Islam foi detido às 1h30 (21h30 de sexta-feira em Brasília) na noite de sexta-feira para sábado" na região de Wadi al-Ajal, no sul desértico do país, contou durante uma entrevista coletiva à imprensa Al-Ajmi al-Atiri, chefe da brigada de Zenten que deteve o fugitivo. "Recebemos informações de um membro da segurança de Saif al-Islam. Ele nos disse que (o filho de Muamar Kadafi) planejava ir para o Níger", acrescentou.
"Fomos com duas brigadas, uma de Zenten e outra de Barguen (sul). Preparamos uma emboscada e esperamos sua chegada", relatou. Apareceram "dois veículos com seis pessoas a bordo, entre eles Saif al-Islam. Foram detidas depois de pouca resistência", disse. "Transferimos os prisioneiros para nosso quartel-general de Ubari, os vigiamos durante toda a noite, mas como a situação de segurança era frágil, chamamos a aviação civil para poder transferir Saif al-Islam para Zenten", 170 km a sudoeste de Trípoli.
"Ao contrário do que foi dito em certos meios, ele não nos ofereceu dinheiro, pediu que déssemos um tiro na cabeça dele e que o levássemos (morto) a Zenten", contou. "Dizia que foi ferido, tinha três dedos cortados. Saif al-Islam explicou que foi ferido em um bombardeio da Otan", acrescentou.
Segundo chefes militares do CNT, há um mês Saif al-Islam foi ferido no bombardeio contra seu comboio quando deixava Bani Walid (170 km a sudeste de Trípoli) na queda desse bastião kadhafista em meados de outubro. Saif al-Islam, de 39 anos, chegou por volta das 16h00 locais (12h00 de Brasília) ao pequeno aeroporto de Zenten, segundo imagens filmadas por um combatente do CNT.
Nas imagens, Saif al-Islam descia do avião em um ambiente caótico enquanto uma multidão de combatentes e curiosos se acotovelavam para vê-lo, filmá-lo e tocá-lo. Saif al-Islam, com a barba cerrada, estava vestido com um turbante marrom e tinha alguns dos dedos da mão enfaixados.
"Agora ele está em um lugar seguro, está com boa saúde", acrescentou Al-Ajmi al-Atiri, indicando que sua brigada não "buscou perseguir Saif al-Islam, e sim que estava simplesmente a cargo da segurança do triângulo fronteiriço com Chade, Níger e Argélia, assim como das instalações de petróleo".
O primeiro-ministro líbio, Abdel Rahim al-Kib, indicou que o prisioneiro está "em poder dos thowar (combatentes) de Zenten" que o capturaram. Ele foi transferido para um casarão não muito distante do centro de Zenten, onde a imprensa não teve acesso, segundo um fotógrafo da AFP que foi até o local onde está detido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário