-
Tom de verde utilizado na pesquisa é semelhante ao encontrado na natureza, como em pinheiros
Um estudo recente feito na Alemanha revelou que a exposição à cor verde pode estimular a criatividade.
De acordo com a pesquisa publicada no Personality and Social Psychology Bulletin,
cientistas da Universidade Ludwig-Maximilians, de Munique, fizeram
testes com 69 homens e mulheres, perguntando-lhes quais seriam os usos
que dariam para um tijolo.
As respostas foram codificadas com diferentes valores para medir o grau
de criatividade. Soluções como "construir uma parede" receberam menos
pontos. Já usos como "fazer o tijolo virar pó, misturar com água e usar
como aquarela para pintar" foram classificados como mais criativos.
Antes de responderem à pergunta, os participantes eram expostos a
desenhos de retângulos azuis, cinzas, vermelhos e brancos e outros
verdes.
Aqueles que viram as imagens verdes se saíram melhor no teste.
Para a autora da pesquisa, Stephanie Lichtenfeld, "o verde pode servir
como uma pista que evoca a motivação de um esforço para autossuperação e
o domínio de tarefas, que por sua vez podem levar ao crescimento".
Em entrevista à BBC Brasil, a cientista deixou claro que a influência
da cor é sutil e que os resultados ainda são iniciais, mas para aqueles
que quiserem testar por si mesmos, informa que o tom de verde mais usado
no estudo foi semelhante ao que é encontrado na natureza, como em
pinheiros.
Quanto a pintar paredes de escritórios de verde, para estimular os
funcionários, por exemplo, Lichtenfeld recomenda cautela. "O benefício
depende muito das tarefas que as pessoas estão fazendo. Em alguns
setores o vermelho pode ter um impacto interessante também, de estimular
a interação entre a equipe. O verde poderia ser útil quando as
atividades dependem muito da criatividade", disse à BBC Brasil.
Veja como outras cores podem afetar o ser humano, segundo o estudo:
Vermelho
Com potencial para causar efeitos negativos e positivos, o vermelho é
uma cor que deve ser usada de forma estratégica. Estudos já revelaram
que por suscitar um medo do fracasso, a cor não deve ser experimentada
momentos antes de provas. No entanto, outra pesquisa indicou que times
que usam uniformes vermelhos têm mais chance de vitória.
Outro efeito tradicional é um aumento de atratividade das mulheres que vestem vermelho.
Amarelo
O amarelo é associado ao estímulo do bom humor e pode ajudar a aumentar
a capacidade de concentração e foco, podendo ser usado em escritórios.
Um estudo analisou convidados de três coquetéis em salas pintadas de
amarelo, vermelho e azul, revelando que os que estavam no ambiente
amarelo eram mais animados e falantes.
Azul
No mesmo estudo dos coquetéis, pesquisadores descobriram que aqueles
que estavam na sala pintada de azul foram os que ficaram até mais tarde.
O motivo? A cor deixaria as pessoas mais confortáveis e à vontade.
A cor pode ser usada em quartos, pelo efeito calmante e relaxante, que
pode até apaziguar a frequência cardíaca. Assim como o verde, também
pode estimular a busca por soluções criativas.
Rosa
Embora seja associada com imagens de doçura, feminilidade e leveza, o
rosa nada mais é do que um tom mais claro de vermelho, e por isso ainda é
um forte estimulante.
Para obter efeitos calmantes e relaxantes o ideal é o azul ou o verde.
Branco
Estudos passados identificaram associações desta cor com autoritarismo,
esterilização, amplitude e pureza, dentre outros. Mas também há
ligações com enjoos, náusea, fadiga e dores de cabeça.
A cor deve ser evitada em escritórios, por exemplo, ou ao menos estar
lado a lado com elementos coloridos para servirem de "descanso" ao olho
humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário