segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Você é hipocondríaco? LEIA COM ATENÇÃO.

  Sabe aquelas pessoas que estão sempre doentes, que vão ao médico quase que semanalmente, que carregam uma malinha de remédios para onde vão e sempre têm uma história para contar independente da doença que for mencionada no assunto?
Sim, os hipocondríacos!
Os hipocondríacos se caracterizam por apresentar medos e preocupações constantes com a ideia de ter uma doença grave. Qualquer sensação ou reação do organismo, mesmo que insignificante, acende o alerta de que há alguma coisa errada com a saúde.
  Os hipocondríacos têm exagerada preocupação com a saúde. Por isso, as visitas ao médico e serviços de saúde são constantes. Em alguns casos, mesmo com resultados negativos de exames, a dúvida permanece e muitas vezes os testes são repetidos para comprovar de que não existe uma doença grave.
A forte rejeição às opiniões médicas é inclusive uma das principais características do os hipocondríacos.
Normalmente, uma pessoa hipocondríaca se sente incompreendida pelo fato de sempre achar que tem uma doença grave e que o médico ou a família não entende ou não acredita no que ele está sentindo.
A doença é comum a ambos os sexos e, em geral, surge entre os 20 e 30 anos de idade. Crianças também sofrem com o problema, mas para elas há esperança de recuperação na adolescência ou no início da idade adulta.
Segundo especialistas, o equilíbrio é a melhor solução para a convivência com os hipocondríacos: a família não deve compactuar com a obsessão por visitas médicas, exames e procedimentos desnecessários, nem ignorar o doente.
Causas da hipocondria
As causas da doença ainda não foram esclarecidas precisamente, mas alguns aspectos ligados à história pessoal do paciente são relevantes. A valorização e o papel conferidos ao corpo e às doenças durante a vida do hipocondríaco, ou das pessoas importantes para ele, podem influenciar. Conta também a maior ou menor capacidade em lidar com questões físicas e psíquicas.
Sintomas
Medo e crença de estar gravemente doente são os principais sintomas. Os outros sinais são: buscar serviços de saúde repetidamente, solicitar a realização de exames de modo exagerado, grande interesse por assuntos médicos e rejeição das opiniões dos especialistas. O hipocondríaco normalmente conhece um grande número de medicamentos. Sabe para que servem, como devem ser tomados e suas contra-indicações.

Sintomas do hipocondriaco

Os sintomas de hipocondria, ou seja mania de doença, são:
  • Preocupação excessiva com a sua saúde,
  • Ir muitas vezes ao médico,
  • Querer realizar muitos exames sem necessidade,
  • Não aceitar a opinião dos médicos quando estes afirmam que o indivíduo não está doente,
  • Ter um amplo conhecimento de nomes de medicamentos e para que podem ser utilizados,
  • Ao sentir qualquer sintoma aparentemente inofensivo, exageram achando que estão gravemente doentes.
Os sintomas da hipocondria podem surgir entre os 20 e 30 anos de idade e devem ser tratados com psicoterapia, pois é um transtorno psicológico.
fonte:saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário