sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Criança de três anos e 70kg vai fazer exame, diz diretor de hospital.





Criança tem três anos e pesa 70kg (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
A criança de três anos e que pesa 70 quilos vai realizar o exame que pode confirmar a suspeita de uma síndrome nesta segunda-feira (29), segundo o diretor do Hospital Infantil de Vitória, Nélio Almeida. Misael Caldogno mora em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, e, segundo a mãe da criança, a dona de casa Josiane de Jesus, ele engorda cerca de três quilos por mês. O pedido de um exame que pode diagnosticar a doença do garoto e dar início ao tratamento já havia sido feito há um mês, mas ele ainda aguardava por uma resposta da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
Misael nasceu com 3,750 kg, peso considerado normal, mas, segundo a mãe, começou a engordar desde os primeiros meses de vida. O menino foi atendido por uma endocrinologista e encaminhado para uma geneticista, que orientou que fosse realizado um exame para constatar a chamada síndrome de Prader Willi. No entanto, a família da criança não tem condições de pagar o exame, que custa mais de R$ 1 mil, e aguardava a autorização da Sesa para realizar o procedimento.
 uma resposta do diretor do Hospital Infantil de Vitória, onde a criança é a companhada, tranquilizou a família. “Esse exame não é contratualizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), ele passa por um processo de compra e aí obedece a alguns trâmites legais. Mas ele já foi comprado e o exame vai ser realizado agora na segunda-feira (29)”, afirmou.
A mãe de Misael contou que ainda não recebeu a confirmação da notícia, mas que está feliz com a possibilidade de realizar o exame do filho. “Nossa, é um alívio muito grande. Estamos mais tranquilos, porque com o resultado desse exame podemos ver como ele vai ser tratado”, disse. Ela também contou que tem recebido ligações de pessoas que se propuseram a ajudar a criança. “As pessoas estão ligando perguntando como podem me ajudar. Eu agradeço muito, a todo mundo”.
Dificuldades
De acordo com a mãe, em virtude do ganho de peso exagerado, Misael não consegue levar uma vida normal. "Ele tem dificuldades para andar, para levantar, para respirar. Às vezes chora a noite toda porque não consegue dormir, devido à dificuldade de respirar", contou.

Além de ver o sofrimento do filho, ela também enumera as dificuldades enfrentadas pela família. "Eu não posso trabalhar porque tenho que passar o dia inteiro com ele. Também não posso colocá-lo na creche. Ele é muito grande e algumas crianças até se assustam, têm medo dele. Além disso, não tem como sair de casa. Eu não posso pagar táxi e não tem condições de ele subir no ônibus", lamentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário