sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Brasileiros descobrem nova espécie de pterossauro e a chamam de 'avatar' Comente.

Espécie foi batizada de Ikrandraco avatar por semelhanças com "ikran" no filme Avatar
Espécie foi batizada de Ikrandraco avatar por semelhanças com "ikran" no filme Avatar
Paleontólogos brasileiros, integrantes de uma equipe de pesquisadores sino-brasileira, descobriram o fóssil de uma espécie de pterossauro que viveu há 120 milhões de anos, no período Cretáceo. A descoberta foi feita durante as escavações nas colinas da província de Liaoning, nordeste da China, na chamada Formação Jiufotang --um depósito de fósseis do período Cretáceo-- e, devido à sua aparência foi batizado de Ikrandraco avatar --draco em latim quer dizer dragão--, por ser semelhante aos predadores aéreos chamados "ikran" no filme Avatar (2009), do diretor James Cameron.
A descoberta foi publicada nesta quinta-feira (11) na revista "Scientific Reports", assinada pelos pesquisadores brasileiros Alexander W. A. Kellner, do Laboratório de Sistemática e Tafonomia de vertebrados fósseis, do Departamento de Geologia e Paleontologia, Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Taissa Rodrigues, do Departamento de Biologia, Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Espírito Santo.
Os cientistas investigaram dois espécimes lateralmente achatados de Ikrandraco. O animal tinha 0,7 metro de comprimento e uma envergadura de cerca de 1,5 metro. Possuía um crânio alongado e uma crista em forma de lâmina na ponta da sua mandíbula.

De acordo com os pesquisadores, a forma particular do crânio do animal demonstra um hábito alimentar diferente dos demais pterossauros. Os Ikrandraco seriam capazes de dar voos rasantes e teriam uma pele extensível na mandíbula, que atuaria como uma bolsa de garganta semelhante à encontrada em pelicanos.
Os pterossauros foram os primeiros vertebrados a adquirirem a capacidade de voar. Eles são os maiores animais alados que se tem notícia e foram extintos no impacto catastrófico de um asteroide com a Terra, que acabou com a era dos dinossauros (que compreende os períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo, da era Mesozoica). Embora tenham convivido com os dinossauros, esses répteis voadores não eram dinossauros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário