domingo, 8 de maio de 2011

segurar o espirro faz mal?


Segundo especialistas, se você percebe que está prestes a espirrar, a melhor coisa a fazer é ir com tudo e não segurar o espirro.
Para o professor de otorrinolaringologia da Universidade Saint Louis, Alan Wild, fechar o nariz para não espirrar não é recomendável. Tudo bem você aliviar a vontade de espirrar, coçando o nariz ou respirando fundo, mas interromper um espirro que já está ocorrendo não é um bom negócio.
Na verdade, é provável que nada aconteça se você segurar o espirro – mas há algumas pessoas que possuem anormalidades anatômicas que podem sofrer sérias conseqüências. Se você for uma delas, pode se machucar seriamente “engolindo” o espirro.
Um espirro bloqueado pode:
  • Machucar o diafragma
  • Romper um vaso de sangue na córnea, machucando seus olhos
  • Romper seu tímpano, perdendo a audição ou, em casos menos graves, ficar com vertigem e tontura
  • Enfraquecer um vaso sanguíneo do cérebro, fazendo com que ele se rompa posteriormente, quando a pressão sanguínea sofrer alguma elevação
Segundo Wild, o risco de que isso possa acontecer é baixo, mas nãos são fenômenos impossíveis – então não tenha vergonha e espirre mesmo! Só lembre de tampar educadamente a boca e o nariz, para não contaminar o coitado que está na sua frente. [Life's little mysteries]

Nenhum comentário:

Postar um comentário