sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Tenha uma alimentação saudável e adequada ao verão.

Muita gente passa o ano inteiro se preparando para o verão, principalmente com uma alimentação mais restrita aliada aos exercícios físicos. Mas os cuidados devem permanecer na estação mais quente do ano, especialmente com o que se come. Segundo a nutricionista funcional Chris Vitola, alimentos ricos em gorduras e o excesso de carboidratos devem ser evitados.

Outro cuidado, segundo a especialista, é com o que se bebe. Quem não consegue ingerir muita água pode optar pelos sucos. E atenção para quem não dispensa aquela cervejinha no fim do dia: "bebida alcoólica é caloria vazia, engorda e não traz nenhum benefício".

Quer saber mais dicas de alimentação no verão?
hagah: Quais alimentos devem ser prioridade no verão?
Chris Vitola:
Devemos sempre optar por alimentos leves, de fácil digestão e ricos em água, como saladas, frutas, sucos, smothies, legumes refogados, peixes, carnes magras, dentre outros. Devemos ter cuidado com frituras, alimentos industrializados ricos em sódio, excesso de carboidratos... Enfim, devemos ter uma alimentação rica em vitaminas e minerais. Temos que cuidar com o excesso de sal pois no calor a tendência à retenção hídrica é maior e com o excesso de sal isso só piora, sem falar nos danos que o excesso de sódio causa para a saúde. Temos que buscar ingerir mais sucos, chás e água para repor a água e minerais perdidos pela transpiração.

dicas de alimentação no verão

hagah: E o que não se deve ingerir - ou, o que se deve evitar - quando as temperaturas estão muito altas?
Chris Vitola:
Temos que ter alguns cuidados com alimentos muito pesados e de difícil digestão, isso porque o organismo precisa de energia para manter a temperatura do corpo estável e não deve perder essa energia com a digestão. Isso faz com que a digestão fique lenta e a temperatura do corpo instável. Devemos ter uma maior atenção com alimentos que estragam facilmente e podem gerar intoxicações alimentares, como maionese, creme de leite, ostras cruas, salpicão, entre outros.

hagah: Quais alimentos ajudam a hidratar o corpo no verão?
Chris Vitola:
Água de coco, sucos naturais, frutas ricas em água como melão, melancia, laranja, maçã, sorvetes de frutas, saladas de frutas e, é claro, muita água.

dicas de alimentação no verão

hagah Para quem está na praia, a água de coco é um bom aliado para se manter hidratado?
Chris Vitola:
É perfeita pois é um hidratante natural! Contém muitas vitaminas e minerais que precisamos repor, é um isotônico natural.

hagah: No verão, muitos estão na praia e não dispensam aquela cervejinha. A princípio, ela pode até refrescar, mas e depois? A bebida alcoólica deve ser evitada no calor?
Chris Vitola:
A bebida alcoólica não é indicada porque ela é diurética e acabamos desidratando digamos assim. E com isso perdemos, através da urina, nutrientes essencial para a manutenção da hidratação. E bebida alcoólica é caloria vazia, engorda, e não te traz nenhum benefício.

dicas de alimentação no verão

hagah: Você poderia nos indicar cinco alimentos que têm maior quantidade de água e que devem ser incluídos no cardápio?
Chris Vitola:
Melancia, melão, alface, pepino e abacaxi.

dicas de alimentação no verão

hagah: Quem não consegue consumir muita água, os sucos podem ser bons substitutos?
Chris Vitola:
Sim, podem sim, inclusive se pode utilizar também os “suchás”, que são sucos feitos com chás. Devemos ter cuidado só com o índice glicêmico desses sucos, porque até mesmo as frutas em excesso engordam, principalmente quando possuem um alto índice glicêmico, ou seja, quando são muito doces, como por exemplo suco de manga, suco de laranja, suco de mamão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário