domingo, 4 de agosto de 2013

Depressão e euforia: tire suas dúvidas sobre o transtorno bipolar.

Transtorno bipolar atinge 2,2% da população, diz OMS; tire dúvidas

O que é o transtorno bipolar? Como identificar os sintomas e realizar o diagnóstico? Todas as pessoas que têm variação de humor são bipolares? É para esclarecer essas e outras dúvidas que a Associação Brasileira de Psiquiatria (TAB) criou a campanha do Transtorno Afetivo Bipolar. Celebridades já assumiram ter a doença como a atriz a Catherine Zeta-Jones, a cantora Demi Lovato e os atores Jean-Claude Van Damme e Ben Stiller.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o transtorno bipolar é um mal que gera mais incapacidade do que qualquer tipo de câncer ou doença neurológica como Alzheimer e Epilepsia, por causa da sua cronicidade ao longo da vida e o difícil diagnóstico. Dados da própria organização indicam que o problema atinge atualmente 2,2% da população e é considerada uma das principais causas de incapacitação entre todas as doenças.
Embora a prevalência seja igual em homens e mulheres, elas têm maior associação do transtorno bipolar com outros transtornos de ansiedade como o do pânico e as fobias e podem apresentar piora significativa dos sintomas durante o período pré-menstrual e puerpério. Para tirar dúvidas sobre a doença, o Tempo de Mulher conversou com a psicóloga da Clínica Maia Prime, Clarice Cardelli, e com a psiquiatra Angela Scippa, presidente da Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB), para explicar tudo sobre o transtorno bipolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário