quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ATENÇÃO - Procon cria lista denunciando sites que não entregam produtos.

Procon cria lista denunciando sites que não entregam produtos

Órgão diz que empresas usam endereços falsos.

 

O Procon de São Paulo divulgou uma lista de 20 sites de comércio eletrônico que, segundo o órgão, não estão entregando os produtos aos consumidores mesmo após realizado o pagamento. O Procon-SP disse ainda que as reclamações encaminhadas às empresas estão voltando – indicando a possibilidade do uso de endereço falso.
A relação das lojas, disponível no site do Procon, foi encaminhada ao Departamento de Política de Proteção à Cidadania “para que seja avaliada pelo órgão policial a adoção de medidas no seu âmbito de atuação”.
Algumas das lojas ainda estão on-line, adverte o Procon.
O órgão publicou algumas dicas aos consumidores:
1 -
Antes de fechar a compra, faça pesquisa no site da Fundação Procon-SP para verificar se a empresa tem registro de reclamações;
2 -
Desconfie de preços abaixo da média do mercado;
3 -
Verifique no site registro.br os dados da empresa, tais como, razão social, endereço e CNPJ. Se o domínio for “.com” ou “.net”, verifique onde o site está hospedado através dos seguintes sites: whois.domaintools.com, who.is, whois.com. Fique atento se o site estiver hospedado fora do Brasil;
4 -
Desconfie de sites que exigem depósito em conta corrente de pessoas físicas ou depósitos em caderneta de poupança;
5 -
Consulte as redes sociais para verificar se existem registros de reclamações;
6 -
Guarde todos os dados das compras: o nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número do protocolo da compra ou pedido;
7 -
Exija sempre nota fiscal da compra.

Do G1

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