Procon cria lista denunciando sites que não entregam produtos
Órgão diz que empresas usam endereços falsos.
O Procon de São Paulo divulgou uma lista de 20 sites de comércio eletrônico que, segundo o órgão, não estão entregando os produtos aos consumidores mesmo após realizado o pagamento. O Procon-SP disse ainda que as reclamações encaminhadas às empresas estão voltando – indicando a possibilidade do uso de endereço falso.
A relação das lojas, disponível no site do Procon, foi encaminhada ao Departamento de Política de Proteção à Cidadania “para que seja avaliada pelo órgão policial a adoção de medidas no seu âmbito de atuação”.
Algumas das lojas ainda estão on-line, adverte o Procon.
O órgão publicou algumas dicas aos consumidores:
1 - Antes de fechar a compra, faça pesquisa no site da Fundação Procon-SP para verificar se a empresa tem registro de reclamações;
2 - Desconfie de preços abaixo da média do mercado;
3 - Verifique no site registro.br os dados da empresa, tais como, razão social, endereço e CNPJ. Se o domínio for “.com” ou “.net”, verifique onde o site está hospedado através dos seguintes sites: whois.domaintools.com, who.is, whois.com. Fique atento se o site estiver hospedado fora do Brasil;
4 - Desconfie de sites que exigem depósito em conta corrente de pessoas físicas ou depósitos em caderneta de poupança;
5 - Consulte as redes sociais para verificar se existem registros de reclamações;
6 - Guarde todos os dados das compras: o nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número do protocolo da compra ou pedido;
7 - Exija sempre nota fiscal da compra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário