domingo, 17 de junho de 2012

Veja o que é mito e o que é verdade sobre afrodisíacos



Arte UOL

Será que os alimentos afrodisiácos realmente podem aumentar o apetite sexual?

A discussão é antiga. E a resposta não é tão simples. A verdade é que um alimento sozinho não tem o poder de aumentar o apetite sexual. Mas, se pensarmos que ter uma dieta equilibrada significa cuidar, também, da saúde sexual, podemos chamá-la de afrodisíaca.

“Uma boa alimentação controla o peso e a saúde, o que proporciona bem-estar. E é isso que fará a libido ficar em ordem”, explica Cynthia Antonaccio, nutricionista da Equilibrium Consultoria Nutricional, de São Paulo. Mas, não se iluda. Não é uma lista de alimentos afrodisíacos que vai fazer com que seu apetite sexual aumente. “Só se o corpo estiver descansado, bem alimentado e, claro, houver uma companhia que desperta o desejo, a relação sexual melhora”, esclarece Cynthia.

Alguns alimentos têm a fama de contribuir para a performance durante o sexo, e só isso já dá um empurrãozinho. “Alimentos com temperos picantes e formatos insinuantes podem ser estimulantes, por seu sabor ou visual, porém, eles não têm ação fisiológica”, afirma a nutricionista. “É o caso do chocolate, que estimula vários sentidos, ou do vinho, que tem sabor forte e deixa a pessoa mais descontraída”.

É o que defende o chef de cozinha Allan Vila Espejo, autor do livro “Comer fez o homem”, que aborda justamente esse tema. “O que funciona é tratar bem a mulher, criar situações de envolvimento, como colocar uma boa música e oferecer flores. O alimento, em si, não importa. Um picolé pode ser afrodisíaco, dependendo do modo que ele for chupado”.

O chef também acredita que os pratos e ingredientes considerados afrodisíacos ficaram mais famosos por causa de seus formatos, que estimulam a imaginação. “Um morango cortado ao meio lembra uma vagina. Um pepino, o pênis. Isso tudo, em um cenário romântico, aguça a imaginação do casal”. Outro fato é que comer algo pensando em satisfazer a parceira causa um efeito psicológico que pode melhorar o ato sexual.

Porém, do mesmo jeito que muitos alimentos fazem bem para o corpo, outros favorecem a libido. Mas, lembre-se: esqueça os milagres. Incluí-los na alimentação vai ajudar você a manter o equilíbrio do corpo e, conseqüentemente, a saúde. Isso não significa que alguma comida vai torná-lo uma máquina de sexo. A alimentação correta fará com que seu corpo funcione bem.

Alimentos e nutrientes
“Muitos alimentos são ricos em nutrientes que garantem a saúde sexual. A própria gordura auxilia na formação de hormônios sexuais. Porém, procure a chamada “gordura boa”, encontrada em peixes, óleos vegetais, sementes e castanhas, por exemplo”, aconselha Cynthia. Do mesmo modo funcionam as vitaminas C e E, o zinco e a arginina. “Por isso, o morango, que é rico em vitamina C, pode entrar para a lista. Assim como o amendoim (vitamina E), as ostras (zinco) e por aí vai”.

Quer mais alguns exemplos? Catuaba, cacau, tomate, alecrim, hortelã, ginseng e carambola contêm feniletilamina (um neurotransmissor). A nutricionista explica que essa substância é um estimulante e antidepressivo similar – em composição e ação – à adrenalina e às anfetaminas. “Isso explica porque certos alimentos elevam o humor e proporcionam a sensação de prazer, já que as anfetaminas são estimulantes da atividade do sistema nervoso central, fazendo com que o cérebro trabalhe mais depressa”.

Mais um: a arginina, existente nos laticínios, na carne e no chocolate, libera óxido nítrico. É um aminoácido semi-essencial produzido no organismo, porém, em quantidade insuficiente para todas as necessidades do corpo e, por isso, precisa ser consumido através da nutrição. “Ela é necessária para a formação de óxido nítrico, e algumas de suas funções são a manutenção do fluxo sangüíneo e a dilatação dos vasos. O que mantém o pênis ereto é a produção constante de óxido nítrico pelos vasos sanguíneos do pênis”, explica Cynthia. “Mas, recentemente, cientistas descobriram que o atrito e a vibração, causados pela passagem do sangue nos vasos sanguíneos, são os responsáveis pela produção contínua de óxido nítrico e por manter a ereção”, complementa.

Veja abaixo uma lista de alimentos afrodísiacos:

Ostras
Contêm grandes quantidades de zinco e selênio e são estes dois minerais que lhes conferem o estatuto de alimento afrodisíaco. O primeiro é importante para a produção de esperma e para a saúde do sémen (cada ejaculação contém, aproximadamente, 5 mg de zinco); o selênio melhora o desempenho sexual e a fertilidade.

Atum
Rico em zinco, selênio, vitaminas B12 e B3, proteínas e ácidos gordos essenciais ômega 3, o atum é, frequentemente, encarado como o rei dos alimentos sensuais, a seguir às ostras. Aumenta a produção de esperma e fortalece a libido.

Chocolate pretoÉ rico em serotonina, um químico que estimula a área no nosso cérebro ligada ao prazer, e em fenilalanina, o aminoácido que actua sobre o despertar e melhora a disposição. Saboreie-o (de vez em quando), optando sempre pelo chocolate mais preto que encontrar, isto é, mais rico em elementos afrodisíacos.

TomateÉ uma das fontes mais ricas em betacaroteno, precursor da vitamina A, essencial para a produção das hormônios sexuais masculinas e femininas e para promover a fertilidade do casal.

Sementes de sésamo
Estas sementes minúsculas incluem oito nutrientes «sensuais»: cálcio, ferro, magnésio, ácidos gordos essenciais ômega 3 e ômega 6, selênio, zinco e vitamina E. A fim de libertar os seus minerais essenciais, triture-as por breves instantes, num robô de cozinha.

Figo
O seu alto teor em betacaroteno garante uma produção regular de hormônios sexuais e, enquanto boa fonte de vitamina C, fomenta a libido e reduz o stress.

Mamão PapaiaA sua polpa alaranjada é uma boa fonte de cálcio, necessário para a contração muscular associada à ereção masculina e ao orgasmo feminino; e vitamina C, um estimulante do desempenho sexual.

As suas sementes escuras podem ser trituradas, libertando desta forma gorduras essenciais, necessárias para estimular a produção de hormônios sexuais.

BananaÉ rica em magnésio, um mineral necessário para a produção de energia e excelente para um bom desempenho sexual. Possui ainda um alcalóide, o triptofano, que atua sobre o equilíbrio dos neurotransmissores do cérebro, para melhorar o humor e aumentar a autoconfiança.

Amoras silvestres e framboesas
Ricas fontes de vitamina C. São também uma boa fonte de vitamina E, necessária para o aumento do impulso sexual.

AmêndoaFonte de magnésio e ácidos gordos essenciais que regulam as prostaglandinas, necessárias para a produção dos hormônios sexuais. É também rica em cálcio, zinco, ácido fólico e vitaminas B2, B3 e E, o que a torna num alimento importante na prevenção da infertilidade e no fortalecimento da libido.

GengibreDe sabor e aroma fortes e pungentes, o gengibre possui propriedades estimulantes que ajudam a tornar o sangue mais líquido, contribuindo para aumentar e prolongar a função eréctil.

Açafrão
É a especiaria mais cara do mundo, muito por culpa de na Índia ter a fama de possuir efeitos estimulantes a nível sexual. Somente o açafrão oriundo da planta asiática (crocus sativus) possui um poder especial sobre a libido masculina.

Bebidas alcoólicasConsumido com moderação, o álcool pode actuar como um afrodisíaco ao tornar-nos mais sensíveis ao tato e desinibir. Brinde ao amor com um copo de um bom vinho tinto à refeição. Mas não repita.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário