quinta-feira, 7 de junho de 2012

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que estabelece prazo para o tratamento de câncer no Sistema Único de Saúde (SUS)


Hoje um paciente do SUS espera, em média, 76 dias para começar a quimioterapia e 113 dias para a radioterapia. Aprovado pelos deputados, o projeto ainda passa pelo Senado e pela presidente Dilma Rousseff.

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que estabelece prazo para o tratamento de câncer no Sistema Único de Saúde (SUS): no máximo, 60 dias depois do diagnóstico.
Atualmente, uma pessoa que está com câncer precisa esperar, em média, 76 dias para começar a quimioterapia e 113 dias para o início da radioterapia. Segundo dados do Tribunal de Contas da União, menos de 36% dos tratamentos de quimioterapia começam um mês depois do tratamento.
Os defensores do projeto lembram que quanto antes o tratamento começar, maior é a taxa de sobrevida dos pacientes. O Projeto de Lei, que determina ainda o acesso gratuito a remédios, volta para o Senado e, se aprovado, precisa ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff para virar lei.
fonte-g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário