sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Vício em internet muitas vezes esconde uma fobia social,diz especialista.

Qualquer pessoa pode sentir um certo desconforto ao conversar com alguém pela primeira vez. Mas, para certos indivíduos, situações desse tipo representam um estresse tão grande que é mais fácil evitá-las. O resultado é a perda de oportunidades importantes na vida. Essa atitude pode indicar um quadro de fobia social, tema do @saúde com Jairo Bouer desta semana.
"Quando a timidez se torna muito excessiva e tem uma repercussão muito grande na vida da pessoa, se aproxima do que a gente chama de fobia ou ansiedade social", explica o psiquiatra Fernando Asbahr, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), entrevistado por Jairo.
O especialista conta que vítimas da fobia social tendem a se "automedicar" com álcool e drogas. Além disso, são mais predispostas a  desenvolver depressão e bullying durante a infância e a adolescência, como retratado no filme "Carrie, a Estranha". Asbahr também conta que o uso excessivo da internet também pode ser um reflexo do problema.
O psiquiatra explica que muita gente, por conta da própria introversão, demora anos para buscar ajuda. O que é uma pena, já que com tratamento é possível melhorar muito e ter uma vida mais plena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário