O pneu da moto muitas vezes acaba sendo esquecido, ou a falta
de informação atrapalha sua manutenção. Por isso aqui vão algumas dicas
para você aprender a cuidar e manter o seu pneu.
.Calibragem
Os pneus são responsáveis por criar o atrito no asfalto, e assim “levar”
a moto adiante. Por isso é necessário que a calibragem seja correta, e
não haja um desgaste desnecessário dos pneus. A calibragem correta pode
ser encontrada nos manuais dos proprietários das motocicletas e na
própria motocicleta. Deve sempre ficar atento as mudanças necessárias,
devido ao peso do veículo e também da carga. pneus com baixa pressão de
inflação causam superaquecimento, diminuem a resistência ao rolamento na
estrada, provocam o desgaste irregular, danos internos e rachaduras,
reduzindo desta forma sua vida útil. A calibragem errada pode levar a um
gasto maior de combustível. Já os pneus com pressão de inflação alta
tornam o veículo mais ‘duro’, sujeitando-os a danos por impacto,
desgaste acentuado no centro da banda de rodagem, entre outros
problemas.
.Troca
Os pneus como qualquer outro produto tem uma vida útil, que gira em
torno de 5 anos, após esse período as trocas são necessárias. A troca
além da validade depende do uso, por isso deve ser levado em conta o
T.W.I (Tread Wear Indicator) que é um indicativo da banda de rodagem,
por isso quando o desgaste estiver alcançando essa marca, é recomendada a
troca. Esta regra vale para pneus bem utilizados e sem danos sofridos. É
desnecessário dizer que pneus em más condições de uso devem ser
trocados imediatamente, evitando qualquer risco de acidente.
.Bolhas
Bolhas podem aparecer nos pneus e aumentar as chances de acidentes.Já
que os pneus possuem diversas camadas de tecidos, que passam por um
processo de fusão e assim deixam o pneu uniforme. Contudo, uma topada
mais forte, um buraco meio invisível no meio da noite pode romper essas
camadas, e conforme a moto vai rodando, o pneu danificado vai soltando
as fibras internas dos tecidos. Com isso, o aquecimento do pneu vai
aumentar e o calor fará aumentar o espaço danificado, e quando menos
esperar o motociclista verá a bolha saltando aos olhos. Neste caso, só
há uma coisa a fazer: trocar.
.
Cuidados com os pneus
.
A verificação da pressão deve ser feita regularmente com os pneus frios, inclusive
reserva. Nunca reduza a pressão do ar enquanto os pneus estiverem quentes.
. Os pneus devem ser substituídos quando suas superfícies demonstrarem
sinais de desgaste, mesmo que este seja somente parcial (ex.: desgaste
irregular).
. Se ocorrerem furos ou maiores impactos, deve se verificar também a parte interna do pneu.
. Cumpra o código de velocidade e o índice de carga.
.Faça uma verificação geral de condição dos pneus regularmente.
.Nunca estacione sobre locais com óleo, solvente, etc.; eles podem causar danos aos pneus.
.Dicas de segurança
. Antes de montar o pneu, verifique o estado do aro. Aros danificados criam vibrações e reduzem a estabilidade da motocicleta.
. Após a montagem, examine o ajuste entre o aro e as bordas dos talões.
. Use sempre a pressão correta para cada tipo de pneu, o que proporciona
maior vida útil, excelente capacidade de aderência ao solo e maior
estabilidade da motocicleta.
. Verifique sempre a calibragem indicada pelo fabricante.
. Em caso de carga, evite o superaquecimento do pneu, aumentando a calibragem.
. Pneu novo requer uma câmara nova.
. A utilização incorreta do produto, bem como impactos violentos, podem
originar fissuras internas nos pneus, que podem não ser percebidas de
imediato.
. A vida útil do pneu depende também do bom uso e montagem.