segunda-feira, 30 de abril de 2012

Veja alguns tipos de câncer por exposição ambiental e/ou laboral

 

O levantamento Diretrizes de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho, divulgado hoje (30) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), identificou 19 tipos de tumores malignos que podem estar relacionados ao trabalho.
Além dos vilões já conhecidos como amianto, radiação solar e agrotóxicos, o estudo inclui 112 substâncias cancerígenas identificadas no ambiente de trabalho, como poeiras de cereal e de madeira (veja alguns exemplos na tabela abaixo). O estudo mostra também que os casos mais comuns da doença relacionada ao trabalho são leucemia, câncer de pulmão, no nariz, de pele, na bexiga, na pleura e na laringe.
Salões de beleza
Cabeleireiros e funcionários de salões de beleza estão entre as ocupações com alto risco de desenvolvimento de câncer, devido ao contato direto com tinturas, formol e outras químicas.
De acordo com a coordenadora do estudo, Ubirani Otero,o documento serve como alerta para a população, sobretudo, os trabalhadores e para as autoridades, que devem reavaliar as políticas públicas hoje existentes. Ela explicou que a relação câncer e trabalho no Brasil está subdimensionada, o que prejudica o plano de ação de enfrentamento ao câncer.
“É importante que o médico pergunte sobre o tipo de ocupação do paciente com câncer e que as pessoas prestem mais atenção a que tipo de substâncias estão expostos no seu dia a dia e que informem aos seus médicos sobre isso”.
De acordo com o estudo, cerca de 46% dos casos de câncer relacionados ao trabalho não são notificados por falta de mais informação a respeito. Dos 113,8 mil benefícios de auxílio-doença por câncer dados pela Previdência Social, apenas 0,66% estavam registrados como tendo relação ocupacional.
Em países com mais pesquisas sobre o tema e políticas públicas voltadas para o câncer relacionado ao trabalho, como Espanha e Itália, casos de câncer ocupacional variam entre 4% e 6% do total de canceres e na maioria das estimativas dos países industrializados esse tipo de câncer corresponde a uma média de 5% dos casos da doença.

Veja alguns tipos de câncer por exposição ambiental e/ou laboral

Tipo de câncer Agentes Ocupações
Cavidade oral, faringe e laringe agrotóxicos, amiano, formaldeído, fuligem de carvão, óleo de corte, poeira de madeira, de couro, de cimento, de cereais, de tecidos, silica e solventes orgânicos açougueiro, barbeiro, cabeleireiro, carpinteiro, encanador, instalador de carpete, mecânico de automóvel, mineiro, moldador e modelador de vidro, oleiro e pintor
Mama agrotóxicos, benzeno, campos eletromagnéticos de baixa frequência, campos magnéticos, compostos orgânicos voláteis, hormônios e dioxinas cabeleireiro, operador de rádio e telefone, enfermeiro e auxiliar de enfermagem, comissário de bordo e trabalho noturno
Pulmão antineoplásicos, amiano, arsênico, asfalto, ácido inorgânico forte, acrinonitrila, berílio e compostos, cádmio, chumbo, emissão de forno de coque e de gases combustíveis, fuligem, gases (amônia, óxido de nitrogênio, dióxido de cloro e enxofre), inseticidas não arsenicais, manganês, níquel, silica livre cristalina, poeiras de: carvão, madeira, rocha/quartzo e de cimento, radônio, urânio e radiação ionizante bombeiro hidráulico, encanador, eletricista, mecânico de automóvel, mineiro, pintor, soldador, trabalho com isolamento, trabalho em navios e docas, trabalho na conservação do couro, trabalho na limpeza e manutenção e soprador de vidro
Estômago e esôfago poeiras da construção civil, de carvão e de metal, vapores de combustíveis fósseis, óleo mineral, herbicidas e ácido sulfúrico engenheiros eletricista e mecânico, trabalhadores de extração de petróleo, motoristas
Bexiga aminas aromáticas, azocorantes, benzeno, benzidina, cromo/cromatos, fumo e poeira de metais, agrotóxicos, hidrocartoneto policíclico aromático (HPA), óleos e petróleo cabeleireiro, maquinista, mineiro, metalúrgico, motorista de caminhão, pintor, trabalhador de ferrovia, trabalhador em forno de coque e tecelão
Leucemias e mielodisplasias acrinonitrila, aminas aromáticas, agrotóxicos, antineoplásicos, benzeno, butadieno, compostos halogenados, óxido de metais, radiação, solventes e tricloroetileno trabalhador do setor elétrico e trabalhador da cadeia de petróleo
Pele não melanoma arsênico, alcatrão, creosoto, fuligem, hidrocarbonetos policíclicos, luz solar, óleo mineral, radiação ultravioleta e ionizante agentes de saúde, carteiro, pedreiro, pescador, salva-vidas, guarda de trânsito, trabalhador rural e vendedor
Pele melanoma campo eletromagnético, radiação ultravioleta e sol carteiro, farmacêutico, instalador de telefone, mineiro, químico, operador de telefone, piloto de avião e serralheiro elétrico
Mulheres
Ainda segundo a pesquisadora, a crescente inserção de mulheres em certos setores do mercado de trabalho, antes exclusivos dos homens, apontam para a necessidade de novas políticas voltadas para a saúde da mulher.
“Hoje há muitas mulheres trabalhando em postos de gasolina, com maior exposição ao benzeno; na construção civil, trabalhando com telhas de amianto, cimento; como mecânicas, ou seja, em várias novas situações de risco”.
Para o o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Netto, a publicação é inédita e mostra o tamanho do desafio para os trabalhadores, gestores do Sistema Único de Saúde, do Ministério do Trabalho, da Previdência no diagnóstico, na prevenção, assistência e vigilância nessa área..
“Esse documento permite que organizemos integradamente [governos e órgãos de saúde]os conjuntos de ações para combater o câncer relacionado ao ambiente de trabalho. Hoje, as medidas são muito pontuais. Além de nos dar suporte técnico, mostra uma dívida [do Estado] com a sociedade, que deve ser prontamente sanada”.
Guilherme Netto lembrou ainda que após o boom industrial da década de 70, somente agora casos de câncer antes incomuns estão aparecendo e que é fundamental diagnosticar esses casos, notificar e prevenir para que novos casos não aconteçam. Segundo ele, os sindicatos têm um papel vital principalmente no processo de prevenção.
“Ninguém do mercado vai apresentar uma lista dos problemas que um empregado pode ter em função de determinado trabalho. O papel do sindicato, por exemplo, é muito importante nesse sentido para alertar os trabalhadores sobre essas substâncias”, completou Netto.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

E TRI -CAMPEÃO-Depois de conquistar por duas vezes, o Portal CN Agitos conquistou mais uma vez o Prêmio BNB de Jornalismo,PARABENS FATIMA SOUZA.


E TRI-Depois de conquistar por duas vezes, o Portal CN Agitos conquistou mais uma vez o Prêmio BNB de Jornalismo.  A divulgação dos campeões foi em Fortaleza, dentro da programação do III Fórum de Comunicação.
PARABENS FATIMA SOUZA
 
 

 
 
 


 


 

Portal CN Agitos é finalista do BNB de Jornalismo 2012.FONTE-CN AGITOS(FATIMA SOUZA)

 PARABÉNS FATIMA SOUZA











Depois de conquistar por duas vezes, o Portal CN Agitos é mais uma vez finalista do Prêmio BNB de Jornalismo.  A divulgação dos campeões acontece nesta quarta(25), em Fortaleza, dentro da programação do III Fórum de Comunicação.

Conheça a relação dos finalistas:

Mídia Impressa – Foto
Eduardo Queiroz – Retratos Sertanejos – Diário do Nordeste (CE)
Gladyston Rocha – Velho Chico – Novos Rumos – Jornal Estado de Minas (MG)
Junior Santos – Os frutos do planalto do retiro – Tribuna do Norte (RN)
Yvettte Moura -A renda que vem da Lama – O Jornal (AL)

Mídia Impressa – Texto

Maristela Crispim -  Retratos Sertanejos – Diário do Nordeste (CE)
Nide Lins – Os novos vitalinos – O Jornal  (AL)
Paulo Henrique Lobato – Velho Chico Novos Rumos – Jornal Estado de Minas (MG)
Renata Moura – Serie Empreender – Tribuna do Norte (RN)
Sérgio de Sousa -  O semiárido que dá certo – Diário do Nordeste (CE)

Mídia Eletrônica – Internet


Agnaldo Brito – A revolução pernambucana – Folha.com (SP)
Ed Wanderley – Dos bicos aos bytes – Diário de Pernambuco (PE)
Franco Fiorot – Pescando Esperança – Portal Campo Vivo (ES)
Maria de Fátima S. de Melo-  Balde cheio de esperança – CN Agitos (RN)
Roberta Soares – As duas faces da nova BR 101 – JC On  Line (PE)

Mídia Eletrônica – TV


Mônica Carvalho -  O novo mundo do vinho – TV Jornal (PE)
Rayssa de Sousa – Mãos do desenvolvimento regional – TV Cidade  (MA)
Tiale Acrux – Piscicultura -  TV Sergipe (SE)
Wendell Rodrigues -  Série: faço a diferença – TV Correio (PB)

Mídia Eletrônica – Rádio


Carla Farias – Desenvolvimento regional através da agricultura familiar – Rádio Uesb-FM   (BA)
Ceiça Dias – Crescimento a partir de financiamento – Rádio Cultura (SE)
Everson Teixeira – Formação sob demanda – Rádio CBN (PE)
FONTE- CN AGITOS
Escrito pela  Fátima Souza

segunda-feira, 23 de abril de 2012

IMPORTANTE-Exames de sangue podem diagnosticar depressão

(Foto: Divulgação - stock.xchng)
Exames de sangue podem acusar que algo não está bem no organismo da pessoa, sendo um dos passos iniciais do processo de diagnóstico. Mas será possível que esse exame também indique distúrbios psicológicos?
Pesquisadores estão desenvolvendo estudos que buscam diferenciar amostras de sangue de pessoas deprimidas das de indivíduos que não estejam sofrendo da doença.
Uma pesquisa recente, desenvolvida na Universidade Northwestern (EUA), identificou 11 químicos que, quando presentes no sangue, podem indicar fases iniciais da depressão. Em um experimento, eles foram encontrados em níveis diferentes em adolescentes com a doença e em jovens saudáveis.
A descoberta pode mudar a forma como a depressão é diagnosticada. O psiquiatra ainda seria necessário, mas o exame poderia facilitar a descoberta do problema do paciente. Atualmente, o diagnóstico é feito através de testes subjetivos e declarações do paciente quanto aos seus sintomas.
O exame poderia também facilitar a superação da doença, se um familiar ou médico preocupado com o paciente pedisse que o exame fosse feito, aliviando o fardo do processo do diagnóstico durante uma fase difícil da vida da pessoa.
A pesquisa sobre adolescentes foi publicada no periódico Translational Psychiatry.
Fonte: Live Science.

LEIA - Câncer de intestino está ligado à ingestão de carne vermelha, aponta estudo

A ingestão diária de carne bovina ou suína, independentemente do tamanho da porção, aumentou em até 35% o risco de desenvolver câncer de intestino grosso 

 O consumo excessivo de carne vermelha é apontado como fator de risco para vários tumores, mas no caso do câncer de intestino grosso, que já é um dos mais frequentes entre os paulistanos, essa relação se torna mais evidente. É o que mostra uma revisão de seis estudos científicos que será apresentada em junho no congresso da Sociedade Americana de Câncer, nos EUA, sob o comando de Alexandra Paola Zandonai, especialista em enfermagem oncológica pela Universidade de São Paulo (USP).

Em seu trabalho, a profissional observou que a ingestão diária de carne bovina ou suína, independentemente do tamanho da porção, aumentou em até 35% o risco de desenvolver câncer de intestino grosso, ou colorretal, porcentual que sobe para 49% no caso dos embutidos - entre eles salame, salsicha e até peito de peru. Uma solução apontada por ela para amenizar o problema é substituir a carne vermelha pela branca. "Os peixes, principalmente, são ricos em ácidos graxos, benéficos ao corpo".


Os resultados do trabalho podem ajudar a esclarecer os principais fatores ligados a esse tipo de câncer, pouco explorado em campanhas públicas e cada vez mais comum em locais desenvolvidos. "É a segunda neoplasia com maior incidência no Sudeste e a terceira no país", frisa o oncologista Samuel Aguiar Júnior, diretor do Núcleo de Tumores Colorretais do Hospital A. C. Camargo.


Entre as paulistanas, esse tipo de tumor só não é mais frequente que o de mama. Nos homens da capital a doença também aparece em segundo lugar, depois do câncer de próstata. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) exclui dessa lista os tumores de pele do tipo melanoma. Os dados do órgão apontam ainda que a incidência do tumor no Estado mudou na última década. Entre os homens paulistas, a taxa de casos novos esperados por 100 mil habitantes passou de 10,5, em 2000, para 26 neste ano. Para as mulheres, nesses mesmos anos, a estimativa de novos diagnósticos foi de 15,4 para 25,6. Além disso, a taxa de mortalidade por neoplasias colorretais também tem crescido. As informações são do
Jornal da Tarde.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

ATENÇÃO LEIA REPORTAGEM COMPLETA - O que é diabete e como alimentação pode ajudar no tratamento?

pancreas glicemia aparelho
Diabetes
A diabete é considerada uma doença metabólica cronica, ou seja uma alteração metabólica dos açucares, das gorduras e das proteína causada pela a redução de insulina, devido ao mau funcionamento do pâncreas, impedindo o organismo de fazer a utilização normal do açúcar, ficando assim acumulado numa alta concentração no sangue. A diabete não controlada pode degenerar-se em: distúrbios circulatórios, cegueira, cambras, enfermidades, baixa resistência, impotência sexual, doença cardíaca e até doença renal.
Mas o que é insulina?
É o hormônio fabricado pelo pâncreas, sendo responsável para controlar o nível da glicose no sangue, também regula a produção e o armazenamento no fígado.
O que é pâncreas?
É um órgão do sistema digestivo, e se localiza no abdómen atrás do fígado.  Tem um papel importante de produzir a insulina e facilitar a digestão.
O que entendemos por glicose?
É uma substancia que o organismo usa como fonte de energia, sendo  a insulina que controla a taxa de glicose no sangue, assim quando o organismo não produz a quantidade suficiente de insulina, a taxa da glicose  sobe em valores muito elevado, acima do normal.
Quais os principais tipos de diabetes?
  • Diabetes I
  • Diabetes II
  • Diabetes Gestacional
O que é diabetes tipo I?
A diabete tipo I – O organismo já não produz mais insulina. Neste caso o diabético é independente da insulina, e por haver falência da parte endócrina do pâncreas, fica impossibilitado a utilização dos hidratos de carbono do sangue. Infelizmente este problema surge muito cedo na vida das crianças e tem seu inicio repentino. Mas também pode ocorrer até os 30 anos de idades.
Quais os sintomas da diabetes tipo I?
  • Perda de peso
  • Fome frequente
  • Sente-se fraqueza
  • Nervosismo
  • Vomito e náusea
  • Sede insuportável
  • Tem mudança constante de humor
  • Vontade de urinar varias vezes
O que é diabetes tipo II?
Diabetes tipo II – Nesta fase o organismo ainda produz insulina, embora em quantidade insuficiente ou a insulina produzida não é eficaz. A diabete tipo II corresponde cerca de 90% dos casos da doença nos adultos, e vem aumentar entre os jovens.
Quais os sintomas da diabetes tipo II?
  • Perca progressiva da visão
  • Dificuldades de cicatrização
  • Infecções frequentes (ex. via urinaria e vaginal)
Quem são as pessoas mais propensa a  ter diabete?
  • Quem leva uma vida sedentária (não faz exercícios físicos)
  • Pessoas obesos
  • Quem esta acima dos 40 anos
  • Pessoas que sofre de hipertensão (pressão alta)
  • Pessoas com níveis elevado de colesterol e triglicéridos no sangue
  • Quem tem familiares com diabéticos
  • Consumo de muita gordura e açúcar e alimentos à base de produtos refinados
Observação: Fique atento a diabete pode aparecer em qualquer pessoa.
Diabetes Gestacional - É uma alteração da taxa de açúcar no sangue que aparece durante a gravidez. Este tipo de diabete pode persistir  ou desaparecer depois do parto.
Tratamento da diabetes gestacional
Logo diagnosticado a diabete gestacional, a gravidez precisa de muitos cuidados, uma alimentação equilibrada, exercícios físicos, mas para isto requer uma orientação de um profissional capacitado. Nunca tente fazer o seguir uma dieta ou exercícios sem esta orientação medica, pois uma dieta inadequada pode trazer complicações para gravidez e afetando o feto.
comidas gordurosas comida dog
O que os diabéticos dever eliminar da sua alimentação?
  • Alimentos refinados como: açúcar e farinha
  • Bebidas alcoólicas, refrigerantes
  • Doces como: pudins, bolos, chocolates
  • Carnes e leites gordos
  • Embutidos
  • Alimentos ricos em gorduras
  • Frituras
  • Condimentos em geral
beringela melao maca-verde
Quais os alimentos indicados para os diabéticos?
  • Frutas frescas e da épocas
  • Legumes crus
  • Carnes magras
  • Peixes e frangos
  • Cereais integrais
  • Leite, manteiga e queijo (tofu) de soja
  • Beba muita agua
  • Especiais para os diabéticos: alcachofras, alho, cebola e melão meio  amargo
Sucos indicados para os diabetes
cenoura alface1 limao

1 Exemplo
100 grama de alface
2 cenouras
1/2 limão
Modo de fazer:
Passa todos os ingredientes no liquidificador ou na centrifuga
Tomar: 2 vezes ao dia
couve-de-bruxelas cenoura limao
2 Exemplo
100 gramas de couve-de-bruxelas
2 cenouras
1/2 limão
Modo de fazer:
Passa todos os ingredientes no liquidificador ou na centrifuga
Tomar: 2 vezes ao dia
agriao cenoura limao
3 Exemplo
100 de agrião
2 cenouras
1/2 limão
Modo de fazer:
Passa todos os ingredientes no liquidificador ou na centrifuga
Tomar: 2 vezes ao dia
maracuja maca-verde cenouras
4 Exemplo
2 maças verde
1 cenoura
1 colher (chá) da casca de maracujá
Modo de fazer:
Passa as maças e a cenoura no liquidificador ou na centrifuga, depois de pronto adicionar no suco.
Como fazer as casca de maracujá: Corte em tiras as casca de 10 maracujá, levar ao forno ate que fique no ponto, depois moer. O pó da casca pode ser adicionar na agua, sucos e refeições.
Tomar: 2 vezes ao dia
beringela limao
5 Exemplo
100 gramas de beringela
1/2 limão
Modo de fazer:
Passa todos os ingredientes no liquidificador
Tomar: 3 vezes ao dia
maracuja abobora
6 Exemplo
1 copo de leite leite magr0 (desnatado) preferência de soja
1 xícara (chávena) de abóbora
1 colher de chá do pó da casca de maracujá
Modo de fazer:
Passa todos os ingredientes no liquidificador
Tomar: 3 vezes ao dia
pessego aveia leite-de-soja
7 Exemplo
1 copo de leite leite magr0 (desnatado) preferência de soja
3 colheres (sopa) de aveia
1 pêssego
1 colher (chá) canela
Modo de fazer:
Passa todos os ingredientes no liquidificador
Tomar: 3 vezes ao dia
gengibre repolho hortela
8 Exemplo
100 gramas de repolho
3 ramos de hortelã
1 pedaço pequeno de gengibre
Modo de fazer:
Passa todos os ingredientes no liquidificador
Tomar: 2 vezes ao dia
cajus hortela
9 Exemplo
2 cajus
3 ramos de hortelã
1 colher (café) de canela
Modo de fazer:
Passa todos os ingredientes no liquidificador
Tomar: 2 vezes ao dia
maca manga gengibre
10 Exemplo
2 maçãs
1 manga
1 pedaço pequeno de gengibre
Modo de fazer:
Passa todos os ingredientes no liquidificador ou centrifuga
Tomar: 3 vezes ao dia
cenoura tangerina suco
11 Exemplo
2 cenouras
2 tangerina
Modo de fazer:
Passa todos os ingredientes no liquidificador centrifuga
Tomar: 2 vezes ao dia
maracuja
13 Exemplo
2 maracujás
Modo de fazer:
Passa passa os maracujás no liquidificador com 200ml de agua mineral e adoçar a seu gosto, (adoçante)
Tomar: 2 vezes ao dia
coco
14 Exemplo
200ml de agua de coco
Tomar: 1vez ao dia
Opções de refeições:
Café da manha
Comece seu dia com um copo de agua morna com meio limão ou um suco de clorofila.
  • Cereais  integrais
  • Pão integral ou centeio
  • Torrada integral
  • Bolacha integral
  • Queijo magro, ou queijo de soja
  • Leite soja ou leite magro
  • Margarina ou manteiga de soja
  • Iogurte
Meio da manha

  • Maça, melão
  • Pera, banana
  • Mamão, abacaxi
  • Goiaba, tangerina
  • Manga, caqui
Sopas
  • Sopa de legumes
  • Sopa de arroz e legumes
  • Sopa de lentilhas
  • Sopa de feijão
  • Sopa de espinafre
  • Creme de tomate
  • Creme de abóbora
Saladas
  • Salada de beterraba e cenoura
  • Salada de rabanete e alface
  • Salada de tomate, pepino e cebola
  • Salada de beringela assada, pimentão e alho
  • Salada de cenoura, milho e alface
  • Salada de Abobrinha (curgete) com pimentão e Beringela
  • Salada de vagem, beterraba e cebola
  • Salada de agrião, com tomate e cebola
  • Salada de rebentos de soja
Almoço
  • Peixes
  • Galinha
  • Carne magras
  • Arroz integral
  • Massas integrais
  • Mandioca assada
  • Feijões
  • Legumes
Lanche da tarde – Faça sua escolha
Jantares

Os jantares deve ser leves, nada de comida pesada, você pode optar por uma sopa, salada, sucos, algo parecido, o importante é não comer comida forte.
Frutas indicada
Araçá, abacaxi, ameixas, banana, ata (fruta do conde), caqui, cajá-manga, carambola, cereja, cupuaçu, framboesa, figo, goiaba, kiwi, laranja, limão, maracujá, manga, melão, meloa, morango, pêra, pêssego, romã, tangerina, tomarindo, toranja, uva.
Legumes e Hortaliça
Abóbora, (folhas e sementes) alcachofra, açafrão, acelga, alfavaca, agrião, alho-francês, (alho-porro)  alho, alface, almeirão, espargo, batata doce, beterraba, (aproveite as folhas) cará, canela, coentro, cebola, cebolinha, cenouras (folhas) chicória, chuchu, espinafre, ervilhas, favas, feijões,  inhame, jiló, lentilhas, maxixe, mandioca, milho, nabo, pepino, pimentão (verde, vermelho e amarelo) pimenta, quiabo, repolho, rabanete, rebento de soja, salsa e vagem.
Chás
  • Carqueja
  • Chá verde
  • Folhas de amora preta
  • Gervão
  • Ipé roxo
  • Pata-de-vaca
  • Salvia
Fazer de fazer:Colocar 1 livro de agua com 10 a 20 gramas, e deixar ferver. Não pode ser adoçado.
Tomar:
4 xícaras durante o dia.
Suplementos Alimentares
Beringela - Ajuda a reduzir o má colesterol, auxilia no tratamento do emagrecimento, é diurético, um bom digestivo e levemente laxante.
Casca de Maracujá – A fibra da casca de maracujá é um suplemento alimentar, que regulariza a função intestinal é muito eficaz no controle do colesterol e diabetes.
Fontes de pesquisas:
O Poder Curativos dos Alimentos: Michael T. Murray
Medicina Alternativa: Carlos N. Spethmann
Guia de Ervas e Medcina Natural: Ruanei Iamoni
Viva Melhor: Antonio J. Leal Chaves